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quarta-feira, 6 de março de 2013

Empresa registra 7 mil ataques por dia contra gamers em 2012


Pragas tentam roubar senhas de jogadores.
Credenciais são usadas para furtar itens virtuais valiosos.

Altieres RohrEspecial para o G1
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'League of Legends' ganha servidor no país (Foto: Divulgação)'League of Legends' é um dos games on-line mais
jogados e que tem jogadores vítimas de ataques
(Foto: Divulgação)
A fabricante de antivírus Kaspersky divulgou nesta quarta-feira (6) que sete mil ataques por dia foram registrados contra jogadores de videogame com a finalidade de roubar credenciais para jogos on-line e também informações financeiras. Os dados foram colhidos pela Kaspersky Security Network (KSN), uma tecnologia de proteção baseada em nuvem, com o consentimento dos usuários.
Objetos virtuais e regalias de contas "premium" de jogos on-line costumam ter valor em um mercado paralelo, normalmente não oficial, em que é possível vender esses itens por dinheiro real. Obtendo as credenciais de acesso dos jogadores, criminosos podem entrar na conta, transferir o que tiver valor para outra, e então vender os objetos.
Segundo a Kaspersky, porém, uma parcela dos ataques tentava capturar diretamente as informações financeiras para uma fraude mais direta contra a vítima.
De acordo com os dados da empresa, 10 mil mensagens de e-mail são enviadas por dia, em média, para levar os jogadores aos programas maliciosos. Outros 500 ataques foram registrados usando falhas em navegadores web e plug-ins, e páginas maliciosas, incluindo páginas de login clonadas, foram visitadas 15 milhões de vezes. Ainda segundo a Kaspersky, cinco mil programas que atacam plataformas de jogos on-line foram criados por dia.
As táticas para enganar os jogadores envolvem o uso de títulos populares para atrair a atenção das vítimas. Há também ofertas de atualizações não oficiais, que levam o internauta a programas maliciosos. A Kaspersky recomenda que jogadores evitem acessar esses conteúdos e que procurem registrar cartões pré-pagos quando um cartão for solicitado on-line, reduzindo o dano que um ataque pode causar.
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